Toscana – Fim de Semana – Montaione

Oi pessoal! Como expliquei no meu perfil, além de postar receitas, quero compartilhar com vocês as minhas experiências aqui na Itália. Hoje vou iniciar um relato sobre um fim de semana muito interessante que passei na Toscana visitando “borghi medievali” (burgos medievais). A ideia é divulgar os posts de cada lugar que visitei e mostrar todos os sabores da Itália, que necessariamente não é só a comida. Vamos começar por MONTAIONE.

Montaione Borgo Sabores Italia Toscana Montaione é um encantador “paese”, assim que são chamadas as pequenas cidades aqui na Itália, com características medievais situado no coração da Toscana, na província de Florença na região de Val d’Elsa. Se situa em uma bela colina que oferece vistas deslumbrantes dominadas por vinhedos e olivais e tem toda a atmosfera de uma vila toscana autêntica. Por conta  dos seus vinhedos, Montaione possui uma grande produção de vinhos Chianti e IGT, e das suas oliveiras se extrai um excelente azeite extra-virgem obtido por prensagem das azeitonas colhidas à mão durante os meses de outubro e novembro. 

É o lugar perfeito para ficar e organizar passeios para descobrir a Toscana, de Montaione é possível chegar rapidamente as principais e as mais belas cidades da região: Florença, Siena, San Gimignano e Volterra.

Il Borghetto Sabores Italia ToscanaNossa opção de hospedagem foi se instalar no que eles chamam por aqui de “case vacanze”, na verdade é uma estrutura do século XIX que foi toda reformada. São apartamentos e casas de paredes de pedra com arcos medievais e lareiras onde você se sente realmente num ambiente típico do país.

Salone Sabores Italia Toscana Nossa escolha se deu por conta da localização de Montaione e por uma oferta que adquirimos no Groupon aqui da Itália. Esta foto ao lado é exatamente a sala do apartamento onde ficamos. Se alguém se interessar por um tipo de hospedagem para se sentir numa época medieval, minha principal dica é que façam suas reservas para o verão ou primavera. A casa por ser de pedra, mesmo tendo aquecimento e lareira é sempre muito fria, então se puderem prefiram as estações mais quentes. Com certeza vocês não vão sentir o frio que eu senti.  🙂

Se desejarem fazer uma consulta o lugar se chama “Il Borghetto”, realmente é muito aconchegante possui um ar medieval e vista para as colinas, um silêncio e paz absoluta!!

Piazza Sabores Italia ToscanaDepois de instalados no “Il Borgheto” resolvemos fazer um pequeno tour pelo “paese”. Como toda pequena cidade que se preza  nos deparamos rapidamente com uma praça e sua igreja. Aqui neste lugar acontece normalmente nos fins de semana um mercado onde se vendem produtos tipicos e artesanato da região.

Montaione - Borse Sabores Italia ToscanaFalando artesanato, percorrendo as pequenas ruas da cidade acabei descobrindo uma loja de artigos de couro onde todos os produtos são feitos à mão. O dono da loja é um artesão que se chama Metello Posarelli é um senhor extremamente simpático e percebe-se que é apaixonado pelo trabalho que realiza com o couro. A produção de seus objetos seguem sempre o mesmo processo. Bolsa Sabores ItaliaPrimeiro ele idealiza o produto na sua mente e em seguida inicia o processo de elaboração do objeto com todo o cuidado e sem nenhuma pressa, pois tudo é feito rigorosamente a mão sem nenhuma outra intervenção. Eu não resisti e comprei uma linda bolsa!! Os preços são bem acessíveis contando que o material é couro legítimo e o trabalho é todo artesanal.  Se forem a Montaione não deixem de visitar a Antica Pelleteria Artigiana Firenze do Sr. Metello Posarelli que fica situada na Via Scipione Ammirato n. 53.

Vindo para Toscana? Aproveite para fazer a sua reserva pelo Booking!

Se vocês quiserem saborear e curtir um pouquinho de Montaione, assistam ao vídeo:

BUON APPETITO!!

 

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

7 ideias sobre “Toscana – Fim de Semana – Montaione

  1. Amei as receitas, o video., a Toscana… As pequenas e grandes coisas q. vc postou. Será pq amo tudo q. vem da Itália! Não esqueça de nos mandar as novidades. Mts beijos amore!

  2. Pingback: Toscana - Fim de Semana - Colle di Val D'Elsa | Sabores da ItáliaSabores da Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *