Toscana – Fim de Semana – Colle di Val D’Elsa

Hoje vou relatar para vocês minha visita a Colle di Val D’Elsa, um outro charmoso “borgo medioevale ” no coração da Toscana,  que se situa na Província de Siena e fica distante de Montaione apenas 33km, onde eu estava hospedada.

Cidades próximas:       Siena – 32 Km        Florença – 51 Km

Toscana  Colle Val D'Elsa Sabores Italia 2A cidade histórica fica situada na parte alta e é imersa em um ambiente de rara beleza. Andando pelas ruas da cidade  você  vai encontrar casas antiquíssimas no estilo medieval  perfeitamente preservadas, e para quem gosta de admirar este tipo de arquitetura deve se deixar envolver por essa Toscana Colle Val Delsa Sabores Italia - Casasatmosfera medieval que pode ser vista não só nas habitações, mas em seus monumentos e nas suas igrejas.   A cidade foi durante muitos anos um ponto de passagem para os peregrinos de toda a Europa que viajavam em direção a Roma. Toscana Colle Val Delsa Sabores Italia - Duomo 2

Chegando no centro histórico você pode admirar o Duomo (Catedral), que inicialmente era uma capela cujo registro da sua construção data do fim do século XII  e com o passar dos séculos se transformou nesta Catedral que foi finalizada em 1833. Além desta bela igreja se pode apreciar o Palazzo dei Priori que foi construído no século XIV e possui uma fachada pintada com afrescos.  Toscana Colle Val Delsa Sabores Italia - PalazzoPrioriDepois de ter sido restaurado passou a hospedar o Museu de Arte Sacra que oferece um amplo panorama da produção das obras de arte da cidade feitas entre os séculos VI e XX. Incrível, né?  Muuuuuita história!!!

Toscana Colle Val Delsa Sabores Italia - Cristais1Bom, mas não é só de história que vive Colle di Val D’Elsa, descobrimos que a cidade é famosa pela produção de cristais, inclusive é conhecida como “Cidade dos Cristais” , imaginem que 15% da produção mundial  e 95% da produção italiana  é de responsabilidade deste lugar tão pitoresco.  Caminhando pelas ruas da cidade descobrimos a loja de um artesão, que se chama Luciano Bandinelli. Vasos Sabores Italia ColleOs italianos parecem muito com os brasileiros, adoram uma conversa… Ele nos explicou como executa a produção dos cristais no seu Atelier, nos mostrou até um filme onde se pode ver como ele executa o seu trabalho. Ele produz copos, vasos, cinzeiros, pratos, castiçais e tantas outras coisas, tudo feito a mão, é realmente um trabalho artesanal. Mais uma vez não nos contivemos e acabamos adquirindo um vaso muito lindo…é esse azul da foto a direita. Além de ser muito bonito pagamos simplesmente 60 euros por uma peça de cristal (verdadeiro, não é vidro!) de 40 cm toda trabalhada a mão.

Toscana Colle Val Delsa Sabores Italia - Restaurante

Bem, depois de visitar os lugares históricos, conhecer a arte do cristal, chegou a hora de comer, que é uma das coisas mais importantes que se faz por aqui na Itália. Eu, particularmente gosto muito de consultar o TripAdvisor, essa é uma dica quente, ainda não me decepcionei com nenhuma indicação. Óbvio que gosto de perguntar para as pessoas que vivem no lugar, mas não deixo de fazer a minha consultinha básica ao Trip só para confirmar. Toscana Colle Val Delsa Sabores Italia - Rest DentroE foi exatamente isso que aconteceu, depois da indicação do Luciano, e da confirmada do TripAdvisor nos dirigimos a Osteria L’Angolo di Sapia, um lugar muito particular, com uma decoração super interessante. Não se assustem se o restaurante estava vazio, tudo bem que a cidade é pequena, mas o principal motivo é que por aqui restaurante normalmente fecha a cozinha por volta das 14:30 e depois só reabre para o jantar mais ou menos as 19:00. Eu tenho que me acostumar com isso….só me lembro quase na hora que estão fechando…

Toscana Colle Val Delsa Sabores Italia - QueijosPara iniciar pedimos como antipasto, conhecido por nós como entrada, uma tábua de queijos típicos da região da Toscana. Aqui se pode encontrar o famoso Pecorino da Toscana. Pecorino que deriva da palavra em italiano “pecora”, que significa ovelha, portanto o queijo é feito com leite de ovelha. Nem preciso dizer que é maravilhoso…. e ainda por cima a tábua de queijos veio acompanhada  de mel e geleia de laranja. Toscana Colle Val Delsa Sabores Italia - Vinho Pensando em beber alguma coisa para acompanhar os  queijos, e posteriormente o pedido dos nossos pratos, solicitamos ao dono do restaurante uma indicação de um vinho tinto bem típico da Toscana, é claro que ele indicou uns três, e nós resolvemos escolher este Chianti de nome Da Vinci. Excelente para quem aprecia um vinho encorpado e forte. Eu estou longe de ser “expert” em vinhos, simplesmente gosto muito e estou somente relatando a minha impressão como apreciadora. 🙂

Caccio e Peppe Sabores Italia Colle Val delsa

Bem agora vamos aos “finalmentes”… Vou relatar aqui os pratos que nós pedimos, mas infelizmente só vou postar a receita de um deles (em outro post), pura e simplesmente porque a minha escolha tem um ingrediente que não temos no Brasil… e daqui a pouco vocês vão saber qual é… O primeiro pedido é um espaguete ao Cacio e Pepe que por incrível que pareça é uma receita típica romana, o que isso não quer dizer que não podemos apreciar também na Toscana. Um “primo piatto” muito simples com queijo e pimenta do reino, mas deve se atentar aos detalhes para que o prato não se torne simplesmente uma massa coberta com queijo. Como já disse anteriormente vou postar a receita muito em breve!! Gnocchi Sabores Italia Colle Val delsaAgora vamos ao meu pedido. Gnocchi com radicchio e gorgonzola!! Isso mesmo radicchio, aposto que vocês nunca ouviram falar… Eu conheci aqui na Itália, e particularmente aprecio muito, é uma verdura da família da chicória… Existem de diversas formas e diversas cores que variam em tons de roxo , tem um gosto forte, levemente amargo e é  muito crocante. Muito usado nas receitas aqui no inverno europeu, que corresponde ao nosso verão no Brasil, porque é exatamente o período onde se inicia a colheita desta verdura particular, mas especificamente a partir da metade de novembro.

Dessa vez faltou a sobremesa, mas é porque já não tinha mais espaço… Primeiro uma tábua de queijos seguido de um prato de massa, a minha sorte é que ainda tinha um outro “borgo” para visitar e assim desgastar as calorias do almoço!!!  🙂

Vindo para Toscana? Aproveite para reservar no Booking!

No vídeo abaixo vocês podem saborear um pouquinho de Colle di Val D’Elsa…

Acabei achando também o vídeo do artesão que faz os cristais, é um resumo daquele que ele nos mostrou no seu atelier. Se quiserem assistir…

BUON APPETITO!!

 

 

 

 

Iaponira Diniz

Quem faz Iaponira Diniz

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, me apaixonei pela Itália na minha primeira viagem em 2009. Assim que coloquei meus “pezinhos” nesta terra decidi que era aqui que gostaria de ficar durante um bom tempo… Depois da minha primeira viagem por essas bandas, todas as minhas próximas férias foram dedicadas exclusivamente para conhecer e explorar ainda mais este maravilhoso País!!! Apaixonada por vinhos, queijos, massas, doces, viagens, onde mais eu poderia estar??

Assine a minha lista para receber dicas, receitas e atualizações do Blog, e ganhe um e-Book com 10 receitas italianas!

Respeito sua privacidade!! NUNCA enviarei SPAM!!

Uma ideia sobre “Toscana – Fim de Semana – Colle di Val D’Elsa

  1. Pingback: Toscana - Fim de Semana - Monteriggioni | Sabores da ItáliaSabores da Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *